segunda-feira, 22 de junho de 2015

Memória

Independente de qual seja, tenho a impressão que sou desprovida desse dom, minha memória sempre foi motivo de situações constrangedoras. Já tentei armazenar coisas que eu gosto para que pudesse, em outras oportunidades, acessar, mas adivinha o que aconteceu? Esqueci onde estava. Eu seria injusta se dissesse que esqueci onde estava todas as vezes, mentira! Algumas vezes eu simplesmente esquecia que existia mesmo...
Nomes, lugares, rostos, matérias, promessas, situações, informações, conhecimentos, tudo se perde em algum lugar que não sei acessar na minha cabeça. Alguns, com um pouco de paciência e muita força de vontade e ajuda, consigo resgatar, outros, simplesmente se desintegram. Chego a me divertir pensando que a pessoa está completamente louca, como pode? Claro que pode, penso eu, quem esquece o tempo todo sou eu mesma... rs
Este Blog é uma tentativa.
Não de guardar o meu dia a dia (principalmente porque nunca sei o que vou esquecer) mas de guardar o que eu achar interessante, o que eu gostar, o que eu descobrir, o que eu me identificar.
Tenho a impressão que ninguém vai chegar aqui a não ser eu mesma. Bem, minha intensão não é mesmo divulgar, mas guardar, pra mim, com carinho, pra que eu possa "lembrar" de vez em quando.
Então porque escrevo pra terceiros? Porque é bem legaaaaaaaal. E tenho certeza que vou rir muito disso depois.
Pra começar, vou deixar aqui a explicação de onde tirei o nome do meu blog (acredita que já esqueci?!)... er.. memória declarativa...MINHAS MEMÓRIAS DECLARATIVAS! (será que tem "s"?...deixa pra lá).

Memória de longa duração: É responsável pelo armazenamento da informação por um período longo de tempo (horas ou semanas).
Ela é dividida em dois subsistemas: memória declarativa ou explicita e memória não declarativa ou implícita.
Memória Declarativa retém informações que o individuo processa conscientemente. Divide-se em memória episódica e memória semântica.
Memória Episódica: A memória episódica é relativa a lembrança de coisas e eventos associados a um tempo ou lugar em particular. Refere-se à informação com contexto espacial e temporal específico, exemplo: A lembrança dos episódios ocorridos durante uma festa na infância ou do conteúdo de uma determinada conversa. A memória episódica tende a ser afetada com o avanço da idade, e está relacionada à dificuldade de atuar no ambiente mais do que no aprendizado. Porém idosos que vivem em contextos com bastantes recursos ambientais podem manter preservadas suas capacidades de evocar conteúdos memorizados ou compensar déficits em seus desempenhos na memória episódica.
Memória Semântica: É responsável por nossos conhecimentos acerca do mundo, por produtos verbais, como nomes dos lugares, descrições de acontecimentos sobre o mundo, vocabulários e normas sintáticas. Sua função é lembrar o passado, mas também planejar o futuro.

http://www.medicinapratica.com.br/tag/memoria-declarativa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário